2 Definindo o propósito da sua visualização
Sobre esta aula
Nesse vídeo, apresento a você os objetivos dessa jornada. Como destaca Andy Kirk, embora tenhamos a vontade de avançar diretamente para a implementação. Essa etapa inicial de definição de escopo e objetivos é crucial no processo de construção da visualização.
“Vamos começar com a razão de existência. Trata-se de reconhecer o gatilho por trás do projeto ou o que deu origem a ele. Isso nos dá uma idéia do escopo e do contexto daquilo que estamos prestes a construir. Estamos no controle criativo? Temos uma direção criativa específica para seguir? Quais as nossas premissas?”
(...)
“Um projeto geralmente se forma de duas maneiras: você foi convidado a fazer ou decidiu fazer algo sozinho. Você pode pensar que isso é óbvio, mas esses são cenários muito diferentes em termos de necessidade de trabalho criativo.”
Trechos retirados de: Capítulo 2 - Estabelecendo o propósito e identificando fatores chave. Visualização de dados: um processo de design bem-sucedido. Kirk, Andy.
Dito isso, acho importante ressaltar que para escolher esses objetivos levei em consideração as habilidades que quero estimular você a desenvolver, bem como a importância de que nosso conteúdo seja sempre bastante didático.
No entanto, encorajo a todos que, ao longo do curso, se sentirem à vontade para trilhar seu próprio caminho criativo a partir deste conteúdo, que o façam. Você pode, por exemplo, fazer modificações nas visualizações propostas ou utilizar outros conjuntos de dados, pois assim como a metodologia que estamos usando, esse curso não é um conjunto de dogmas, mas, uma trilha indicativa que tem o objetivo de gerar aprendizados.
Exemplos de visualizações interessantes para você explorar:
Referências
- Chapter 2 - The Design Visualization Process. A Handbook for Data Driven Design. Andy Kirk.